Colégio da Polícia Militar
COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
A Polícia Militar do Paraná sempre participou ativamente da história paranaense, crescendo junto com o Estado e adaptando-se à evolução da sociedade. Nessa evolução, com a finalidade de atender aos anseios da comunidade, preocupou-se com a formação de sua corporação, investindo em programas educacionais. A origem remota do Colégio da Polícia Militar vem da Escola de Instituição Primária, instituída no quartel da Corporação pela Lei 380, de 31 de Março de 1874, segundo dados do museu da PMPR.
Em 7 de Agosto de 1959, por meio do Decreto nº 24.826, assinado pelo então governador do Estado do Paraná, Moysés Lupion, foi criado o Ginásio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA) da Polícia Militar do Paraná. O Comandante-Geral da PMPR designou o Coronel Felippe de Sousa Miranda, que nesta época ministrava aulas de Língua Portuguesa no estabelecimento, como seu primeiro comandante/diretor.
Em 1960, iniciaram as atividades com 4 (quatro) séries do antigo curso ginasial. Contando com 186 alunos, com funcionamento no quartel do Comando-Geral, possuía vinte mestres e funcionava somente no período noturno.
Em 1961, foi transferido para o prédio do antigo Liceu (Colégio Belmiro César), localizado na Avenida Vicente Machado, 423, Centro. De 1961 a 1963, o colégio teve o seu único diretor civil, o professor Emiliano Gomes de Brito.
Em 1966, através do Decreto Governamental nº 3.549, de 30 de Dezembro do mesmo ano, foi elevado à categoria de Colégio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar.
Em 8 de Junho de 1970, deu-se a mudança do colégio para a sede da Rua Almirante Gonçalves, 1423, bairro Rebouças. A instituição funcionava com duas turmas pela manhã e duas no período da noite, todas somente para alunos do sexo masculino.
Em 1971, já com suas obras concluídas, recebeu o nome de Colégio da Polícia Militar, efeito do efeito do Decreto nº 686, de 17 de outubro. Neste mesmo ano colégio abriu matrículas também para 4 turmas do sexo feminino, para o período da tarde. Nesta época, contava com 659 alunos, distribuídos em 23 turmas nos três períodos. Com o excepcional crescimento quantitativo do colégio, a partir de 1971 começou a admitir os alunos através de rigoroso exame seletivo.
Em 1976, com a criação da Lei de Organização Básica da Polícia Militar (LOB PMPR, Lei nº 6.774, de 8 de Janeiro de 1976), o CPM é colocado como Órgão de Apoio de Ensino, estando subordinado à Diretoria de Ensino e Pesquisa da PMPR.
Em 1977, o COM passou a funcionar como escola de 1° e 2° graus.
O Decreto nº 3.992, de 7 de agosto de 1981, do então governador Ney Braga, alterou a denominação de Colégio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento para Colégio da Polícia Militar “Colégio Cel PM Felippe de Sousa Miranda”, em homenagem ao seu primeiro diretor.
Em fevereiro de 1983, assumiu o Major Odilon Montenegro Carneiro Filho. Em 23 de Janeiro de 1984, o então governador do Paraná, José Richa, através do Decreto nº 2.505 (de mesma data), reservou vagas para os alunos formandos do Ensino Médio pra o ingresso na APMG. De acordo com o Art 1º:
“ Deverão ser consideradas as seguintes fontes de recrutamento de pessoal, para matrícula no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) da Polícia Militar do Paraná (PMPR):
I – Colégio da Polícia Militar e
II – Concurso de Admissão militar”
A quantidade de vagas destinadas aos alunos do Colégio da Polícia Militar ficou estipulada em torno de 20% do número estabelecido anualmente, por Ato do Chefe do Poder Executivo, de acordo com o Art 2º do mesmo decreto. Porém, em 29 de julho de 2011, foi revogado com a redação de novo decreto nº 2.200, extinguindo-se as vagas destinadas aos alunos do CPM.
Em 18 de Fevereiro de 2000 assumiu o comando do colégio o Major Sérgio Renor Vendrametto e a partir do ano de 2003, a instituição de ensino passou a ter turmas mistas, visto que antes funcionava com a separação de sexos em turnos diferentes: manhã e noite somente masculino e tarde exclusivamente feminino. A implantação deu-se gradativamente.
PATRONO DO CPM
Filho dos guaratubanos Tristão Antônio de Miranda e Maria Josefina de Souza, nasceu em Curitiba em 11 de novembro de 1892, frequentou a escola Alemã e a do professor Dúlio Guimarães, onde aprendeu as primeiras letras. Para ajudar seus pais, vendia jornais na cidade.
Em 24 de janeiro de 1907, ingressou nas fileiras da Polícia Militar.
Em 23 de abril de 1918, foi promovido a 2º Tenente.
Em 26 de junho de 1925, foi promovido a 1º Tenente, nessa época já era professor da escola “Comandante Assunção”. Era apaixonado pela Língua Portuguesa.
Em 1922, aprovado em defesa de tese, obteve doutorado em Medicina. Em abril de 1930, foi promovido a Capitão.
Foi designado Prefeito de Foz do Iguaçu, permanecendo no interior por alguns anos como delegado de Polícia.
Em julho de 1935, foi promovido a Major. Em 1948, retornou a Curitiba como professor e Diretor da Escola Técnica de Comércio Novo Ateneu.
Em 1950, foi promovido a Tenente Coronel. Em janeiro de 1951, foi designado professor de Português do CFAPM (Centro de Formação e Aperfeiçoamento da PM), era chamado providência divina, pois não faltava nem tardava.
Em 1959, foi criado o Ginásio do CFA, sendo designado o Ten.-Cel. Felippe para primeiro Diretor da Instituição e professor de Português.
Em 1960, Felippe Miranda alcançou o mais alto posto na Polícia Militar, foi promovido a Coronel.
Em 1973, a Associação de Pais e Mestres do CPM inaugurou seu Salão Nobre com o nome de “Cel. PM Felippe de Sousa Miranda”.
O coronel faleceu com 83 anos em 14 de agosto de 1976. Em 11 de novembro, dia de seu nascimento, comemoramos o dia do nosso Patrono.
Em 1981, por meio de decreto do Governador Ney Braga, a instituição passou a ter a designação “COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ – CEL. FELIPPE DE SOUSA MIRANDA”.
ARTICULAÇÃO
Com sede em Curitiba, Estado do Paraná, o Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM) está localizado à Rua José Ferreira Pinheiro, 349, bairro Portão. É uma escola que difere das demais pela sua filosofia e administração militar. O CPM é um órgão de apoio de ensino diretamente subordinado à Diretoria de Ensino e Pesquisa, que faz parte dos órgãos de direção que compõem o Comando-Geral da Polícia Militar do Paraná. O Comandante é o diretor do colégio, e as demais funções estão de acordo com a legislação vigente.
O CPM é um estabelecimento de Ensino Regular, compreendendo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) e Ensino Médio (1º ao 3º anos). O Colégio funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite. O ingresso dos alunos se faz por meio de Teste Seletivo, conforme consta no Regulamento Interno do Colégio.
Articulação do CPM
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EFETIVO PM/BM MILITAR |
EFETIVO CIVIL |
EFETIVO TOTAL |
Sede CPM |
56 |
92 |
148 |
Quantidades de alunos por turno
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MANHÃ |
TARDE |
NOITE |
TOTAL DE ALUNOS |
ALUNOS CPM |
485 |
497 |
502 |
1484 |
ESTRUTURA E FUNÇÕES
COMANDANTE DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
O Comando do CPM será exercido por um Oficial Superior da Polícia Militar do Paraná, o qual, entre muitas funções, tem a responsabilidade primordial de fiscalizar todas as atividades desenvolvidas no CPM.
O Comandante do CPM é a maior autoridade em grau de subordinação e hierarquia.
SUBCOMANDANTE DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR
Compete ao Subcomandante do CPM assessorar o Comandante no desempenho das atribuições que lhe são próprias, cumprir missões por ele delegadas e substituí-lo em seus impedimentos, além da fiscalização das atividades administrativas do colégio.
CHEFE DA DIVISÃO DE ENSINO
Compete ao Chefe da Divisão de Ensino do CPM, como encargo, coordenar a área pedagógica do Colégio, sendo ele o responsável pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas pela Direção Pedagógica, Seção Técnica de Ensino e Seção de Educação Física.
COORDENADOR DO CORPO DE ALUNOS
Compete ao Coordenador do Corpo de Alunos do CPM fiscalizar as atividades desenvolvidas em todos os turnos de funcionamento do colégio, a fim de padronizar procedimentos no que diz respeito ao andamento dos turnos e situações que envolvam os alunos, tanto no campo pedagógico como disciplinar.
O Coordenador do Corpo de Alunos atua em situações que extrapolam a competência dos diretores de turno e realiza reuniões periódicas com os diretores de turno, inspetores de pátio e orientadores educacionais.
DIRETOR PEDAGÓGICO
A Direção Pedagógica é o órgão responsável pela coordenação de atividades do Corpo Docente e pelo desenvolvimento do currículo escolar, visando ao melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico.
CHEFE DA SEÇÃO TÉCNICA DE ENSINO
A Seção Técnica de Ensino é o órgão responsável pela execução de todos os serviços definidos nas atribuições do Diretor Pedagógico e do Chefe da Seção Técnica de Ensino.
Podemos destacar como atribuições principais desta Seção a fiscalização das provas elaboradas pelos professores, a confecção, o acompanhamento, a divulgação e a fiscalização do cumprimento no Quadro de Trabalho (grade de horários das aulas), o controle, acompanhamento e emissão de relatórios das faltas e cargas horárias das disciplinas, entre outras atribuições.
CHEFE DA SEÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
O Chefe da Seção de Educação Física realiza o controle das atividades esportivas ministradas pelos professores do CPM e o controle de materiais esportivos. É responsável também pela organização de eventos, campeonatos que integram os alunos por meio do esporte, bem como mantém em condições todos os espação voltados às atividades de Educação Física.
DIRETOR DE TURNO
O Diretor de Turno é um Tenente, responsável por coordenar a disciplina dos alunos no âmbito escolar em um turno em específico, fazendo cumprir o disposto no Manual do Aluno, bem como fiscalizar as atividades desenvolvidas pelos inspetores de pátio e corpo docente.
Na rotina diária dos discentes, o Diretor de Turno terá precedência sobre os demais órgãos, mesmo não estando ligado diretamente no estatuto organizacional do CPM, pois deverá acompanhar todos os problemas ocorridos durante seu turno nos mais diferentes setores do colégio, atuando efetivamente como Diretor Auxiliar.
CHEFE DA DIVISÃO ADMINISTRATIVA
Compete ao Chefe da Divisão Administrativa auxiliar diretamente o Comando, dando suporte para funcionamento dos segmentos do Colégio e proporcionando-lhes as condições adequadas. Além disso, é responsável por organizar e controlar o almoxarifado do colégio, os serviços de manutenção e obras dentro do CPM.
O Chefe da Divisão Administrativa também administra os recursos repassados ao colégio, elaborando a devida prestação de contas aos órgãos competentes.
SECRETARIA
A Secretaria é o setor onde toda a vida escolar do discente é registrada. A Secretaria tem a incumbência de lançar as notas dos alunos no sistema para que seja gerado o boletim escolar, produzir históricos escolares, fazer e encaminhar relatórios para a Secretaria de Educação, entre outras atividades.
SETOR DE PSICOLOGIA
O trabalho do Psicólogo tem por finalidade colaborar para a compreensão e mudança no comportamento dos alunos, no processo ensino-aprendizagem e nas relações interpessoais.
No CPM, o serviço de Psicologia estará à disposição dos alunos, devendo os pais agendar com antecedência as consultas.
Cabe salientar que a presença desse profissional está condicionada a parcerias ou convênios com órgãos estaduais ou particulares.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
O serviço de Orientação Educacional tem por objetivo acompanhar o desempenho do aluno no Colégio, individualmente e/ou em grupo, visando ao desenvolvimento de sua personalidade, seu encaminhamento profissional e sua integração escolar tanto no campo pedagógico como disciplinar.
Portanto, é de responsabilidade da Orientação acompanhar o rendimento escolar do aluno, pesquisando as causas de aproveitamento insuficiente, bem como atuar junto aos alunos e pais, analisando os resultados obtidos com vistas à melhoria da aprendizagem.
O serviço de Orientação Educacional estará à disposição de pais e alunos nos respectivos turnos em que o discente estuda.
SETOR ODONTOLÓGICO
O Colégio possui um gabinete odontológico que disponibiliza o atendimento ambulatorial e a prevenção da saúde bucal do corpo docente e discente.
Para desfrutar desse benefício, os pais ou responsáveis pelo aluno deverão procurar a Diretoria de turno a fim de realizar o agendamento da consulta.
Cabe salientar que a presença desse profissional está condicionada a parcerias ou convênios com órgãos estaduais ou particulares.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS, MESTRES E FUNCIONÁRIOS
A Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) é o órgão destinado a promover a interação entre a família do aluno, os mestres, os funcionários e o comando do estabelecimento de ensino, propondo medidas que visem ao aprimoramento do ensino ministrado e à assistência de modo geral ao corpo discente.
Dirigida por diretoria própria, a APMF está vinculada ao Comando do Estabelecimento a quem cabe homologar os atos ordinários da entidade.
A organização e o funcionamento da Associação de Pais, Mestres e Funcionários estão definidos em estatuto próprio.
CLUBE DE MÃES E AMIGAS
Com estatuto próprio e sem fins lucrativos, o clube de mães tem como finalidade primordial auxiliar a Direção do colégio no aprimoramento educacional e cultural dos alunos, promovendo o entrosamento entre a família e o colégio, auxiliando, por meio de trabalhos manuais, o conserto e a distribuição de uniformes e material escolar para alunos carentes do estabelecimento.
INSTALAÇÕES
Em 2004 iniciou-se o processo para as obras do novo estabelecimento, no terreno do antigo Educandário Francisco Munhoz da Rocha.
O colégio iniciou suas atividades do ano letivo de 2007, na tão sonhada sede própria, no bairro Portão. O Colégio está implantado em um terreno de 37.224,61m², com grande área arborizada com espécies nativas, abrigando inclusive um bosque de eucaliptos. A área construída total é de aproximadamente 8001,79m². A área do prédio principal é igual a 6839,28m²; e compõe o conjunto um prédio de apoio (vestiários) com 301,66m² e um ginásio coberto com 723,0m². Nesta construção há dois pavimentos sendo, na sua parte externa, totalmente em alvenaria de tijolos com cobertura de fibrocimento. O colégio possui ainda um pátio descoberto central, estacionamento para 42 carros, estacionamento coberto para 8 viaturas e um micro-ônibus e casa do zelador. Possui uma piscina semiolímpica com aquecimento e há previsão para uma pista de atletismo.
Conta com os seguintes ambientes pedagógicos além das salas de aula: ampla biblioteca, dois laboratórios de informática, sala de artes, anfiteatro, duas salas de apoio para aulas de reforço pedagógico, sala de projeções com multimídia, ginásio de esportes com uma quadra poliesportiva oficial e duas semioficiais, campo de futebol suíço e quadra poliesportiva aberta. Seu funcionamento acontece em três turnos, matutino, vespertino e noturno; num total de 48 turmas assim distribuídas: 16 turmas no turno da manhã, 16 turmas no turno da tarde e 16 turmas no turno da noite, contando com 1484 alunos matriculados.
Horário de funcionamento:
Manhã – 7h20m às 11h55m
Tarde – 13h05m às 17h40m
Noite – 18h15m às 22h50m
CENTRO ESPORTIVO
Coordenado pela Seção de Educação Física, o Centro Esportivo compõe-se de: ginásio de esportes, quadra coberta, campo de futebol, piscina, sala de condicionamento físico, musculação e vestiários.
Esses espaços são destinados à realização das atividades esportivas, culturais, competições e atividades extracurriculares.
Durante as aulas de Educação Física, os locais ocupados pelas turmas serão considerados como salas de aula, assim, os alunos deverão se atentar para todos os preceitos que regem o bom comportamento frente às atividades de aula.
A utilização do Centro Esportivo fora das atividades previamente estabelecidas estará sempre condicionada ao agendamento antecipado junto à Seção de Educação Física.
BIBLIOTECA
A biblioteca do Colégio é o ambiente destinado para a pesquisa e estudos fora do ambiente da sala de aula. O aluno encontrará uma enorme variedade de livros, revistas, entre outros materiais relacionados às mais variadas áreas do conhecimento.
O aluno que desejar utilizar a biblioteca deverá realizar tal atividade no contraturno. As exceções ocorrerão em atividades dirigidas e acompanhadas por professores.
Caso haja interesse, o aluno poderá realizar o empréstimo de livros, mediante a apresentação da carteirinha de estudante do CPM.
O horário de funcionamento da biblioteca é das 7h às 21h.
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
O laboratório de informática tem a finalidade de atender os alunos, professores e funcionários do estabelecimento.
Todos os computadores têm acesso à internet, sendo assim, os usuários poderão fazer pesquisas, trabalhos escolares, entre outras atividades.
De acordo com as possibilidades, o CPM oferta diversos cursos na área de informática aos alunos interessados.
O uso do laboratório deve ser feito no contraturno. As exceções ocorrerão em atividades dirigidas e acompanhadas por professores.
SALA DE AULA
A sala de aula é o espaço para o desenvolvimento das atividades escolares. As carteiras são devidamente numeradas e o local destinado a cada aluno dar-se-á por meio da numeração sequencial da chamada, sendo as exceções administradas pela Orientação Educacional e/ou Diretor de Turno.
Os alunos deverão manter a limpeza e a organização das salas de aula, as quais serão vistoriadas pelos Inspetores de Pátio.
SALA DE APOIO
O CPM conta com três salas de apoio, que possuem tela interativa e acesso multimídia para os professores ministrarem suas aulas tanto no turno quanto no contraturno.
OUTRAS DEPENDÊNCIAS
O Colégio possui outras dependências além daquelas que já foram destacadas. Como exemplo, podemos elencar o laboratório de ciências, o auditório, a sala dos professores, o setor de relações públicas, entre outros.
Destaca-se aqui que, quando da necessidade de qualquer contato com os setores supracitados, o aluno deverá inicialmente procurar o inspetor de pátio a fim de ser autorizado.
FILOSOFIA
O Colégio da Policia Militar prima pela qualidade de Ensino dos seus alunos, despertando neles o espírito de civismo, honestidade e valores necessários a uma boa convivência social, além dos princípios inerentes à Polícia Militar: disciplina, responsabilidade e hierarquia. Tem por finalidade: conduzir-se mediante as normas vigentes na legislação brasileira; ministrar os anos finais do ensino fundamental e médio visando a uma formação e um desenvolvimento humano para o exercício da cidadania e da autonomia, com noções específicas da formação militar e da civilidade; e desenvolver o aluno, assegurando-lhe formação acadêmica indispensável para o exercício da cidadania, propiciando-lhe condições para viver em sociedade, progredir no trabalho e na formação acadêmica.
A Educação no CPM tem como base um ensino norteado pelos princípios educacionais evidenciados na Lei federal nº 9394/96, a qual estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, acrescentando a eles os princípios:
I – educação e desenvolvimento humano integral;
II – relações humanas com ênfase ao respeito ao Corpo docente, ao corpo discente e funcionários, civis e militares, do CPM e outros estabelecimentos de ensino que socializem com este;
III – apresentação interdisciplinar de conteúdos;
IV – respeito à condição humana, às desigualdades, às diferenças, às necessidades específicas e/ou especiais.
Além do aspecto de formação pedagógica, são incentivadas as potencialidades esportivas e culturais dos alunos, com a oferta de treinamentos no contraturno de futebol, voleibol, handebol, equitação e xadrez, assim como a participação na Banda, no Curso de Corneteiro e outros instrumentos afins, Curso de Bombeiro na Escola, Curso de Pintura, visitas orientadas a parques e museus e participação em concursos de caráter cultural. Também não é esquecida a formação social e moral dos alunos, cujo desenvolvimento é alcançado através da participação em eventos cívicos, como desfiles e comemorações, e congraçamento nas atividades do Colégio como a Festa Junina, Baile da Primavera, Corpo de Baile e viagens, preparando-os para a convivência em sociedade nas mais diversas áreas.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Ensinar para construir sentidos, produzir significados, construir competências, educar para a vida, significa contextualizar, relacionando a teoria com a prática, mostrando ao aluno que os conteúdos têm a ver com a vida prática, para ele reconhecer a importância de aplicá-los na vida real.
No caso do CPM, a contextualização se dá pela disciplina, honra e hierarquia, valores fundamentais que devem ser vividos, estimulados e mantidos por todos, de forma que nossos alunos possam viver e compreender esses valores, pois são interdisciplinares e podem ser exercitados em suas vidas.
O CPM tem como bases filosóficas o respeito ao próximo nas relações interpessoais, o reconhecimento das regras de convívio e comportamento, bem como a formação moral do aluno. Nesse sentido, pautada nos princípios liberais, a prática pedagógica expressa uma tendência humanista clássica tradicional, a qual consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, demonstrando a eles normas de conduta, de boa educação e auto-organização, noções de seus direitos e deveres para com o próximo, imprescindíveis à vida comunitária. É possível afirmar que o Colégio tem acompanhado o movimento político educacional empreendido tanto no Brasil, como no Paraná, a partir de 2003, pois, aos poucos, introduz, em sua prática cotidiana, novas formas de trabalho pedagógico sem, no entanto, abrir mão da ênfase quanto aos conteúdos de ensino, os quais são trabalhados em uma sequência lógica, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e Orientadoras Estaduais, sistematizadas nos livros didáticos, porém complementadas por atividades culturais e projetos propostos pela própria escola e que visam complementar sua proposta curricular.
A relação ensino-aprendizagem ocorre de forma interativa entre professor e aluno, nela ambos são sujeitos ativos. O papel do professor é direcionar o processo pedagógico, interferir e criar condições necessárias à apropriação do conhecimento. Organizando o ensino, articulando o conteúdo escolar à realidade concreta, o professor leva o aluno a perceber como esse conteúdo se traduz na vida real de todos e na vida de cada um. O professor utiliza metodologias de ensino diversificadas, tais como: discussões coletivas e em pequenos grupos, debates, leituras, trabalhos individuais e em grupo, atividades culturais e projetos extraclasses, oportunizando, assim, a contextualização do conteúdo, estabelecendo relações entre a teoria e a prática.
O Colégio tem como um dos objetivos integrar o aluno à sociedade, demonstrando a ele normas de conduta, de boa educação e disciplina, de direitos e deveres, imprescindíveis à vida em comunidade, fiel à nossa filosofia. Esse aluno irá adquirir uma identidade social de cunho moral que facilitará a adaptação à vida militar, caso assim deseje, e aqueles, cujas ambições sejam outras, levarão esses ensinamentos por toda a vida.
Com a participação do aluno, dos pais e da escola, o Colégio proporciona desenvolvimento intelectual por meio de exposições, momentos culturais, visitas monitoradas, palestras, entre outras ações, assim, o aluno tem a oportunidade de interagir com assuntos reais, dessa maneira, o CPM pretende atender aos anseios da comunidade escolar.
De acordo com os princípios que norteiam a ação pedagógica educativa, o CPM tem como objetivos:
I – desenvolver uma vivência com participação democrática de todos os atores escolares;
II – efetivar a ação educacional, valorizando a Ética, o Respeito, a Cidadania, a Solidariedade, a Reciprocidade e a Liberdade com responsabilidade;
III – propiciar ao corpo discente uma Educação formal com formação acadêmica, cultural e esportiva de qualidade, vivenciando noções específicas e iniciais da disciplina e hierarquia militar como elementos condutores do protagonismo juvenil;
IV – proporcionar outras habilidades decorrentes de propostas fundamentadas e realizadas pelas entidades competentes ou pelo Comando deste colégio.