Apresentação
A Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), segundo o art. 29 da Lei Estadual nº 16.575/2010 é a responsável pelos cursos de atualização profissional, capacitação, formação, habilitação, especialização, aperfeiçoamento e ensino superior de polícia, dos Oficiais e Praças da PMPR e de outras Corporações Policiais Militares e Bombeiros Militares da Federação.
A partir do ano de 2018, por força das alterações na Lei Estadual nº 16.575/2010, por meio da Lei Estadual nº 21.186/2022, a APMG também passou a ser o órgão de direção setorial do sistema de ensino e pesquisa, responsável pelo planejamento, coordenação, fiscalização e controle das atividades de ensino e de pesquisa desenvolvidas na Polícia Militar. A APMG também é a editora da PMPR.
Para o desempenho de suas funções, a APMG conta com a seguinte estrutura:
Escola de Formação de Oficiais (EsFO);
Escolas de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP);
Centro de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG);
Coordenação de Cursos de Especialização para Oficiais – CCEO.
Sessão de Educação Física (SEF);
Divisão de Ensino (DE);
Divisão Administrativa (DA).
O objetivo maior da Academia Policial Militar do Guatupê é o ensino dos valores fundamentais de proteção da vida, da incolumidade física, do patrimônio público e privado, das relações sociais, do meio ambiente e das instituições públicas.
Para o ensino e instrução do seu corpo de alunos, a Academia Policial Militar do Guatupê conta com excelentes e modernos estandes de tiro, pista de tiro policial, pista de aplicação militar, amplas e confortáveis salas de aula, salas de ginástica, sala de musculação, sala de lutas, ginásio de esportes, piscina e refeitório com capacidade para atender, simultaneamente, mais de seiscentas pessoas, entre outras instalações fundamentais, que fazem parte do seu conjunto arquitetônico.
Os seus cursos obedecem ao calendário de ensino oficial da Polícia Militar. A EsFO foi instituída através da Lei nº 1.844, de 19 de Março de 1919, cuja nomenclatura era Escola da Força Militar (EFM), que visava a formação dos oficiais da Corporação.
A atual EsFO começou a funcionar nas dependências da APMG em 1969, mesmo antes da inauguração oficial da Academia. Desde o ano de 1982, o Conselho Federal de Educação (CFE), órgão que corresponde ao atual Ministério da Educação (MEC) reconhece como nível superior os Cursos de Formação de Oficiais ministrados nesta Casa de Ensino (Policial e Bombeiro Militar), com retroatividade ao ano de 1968, conforme Parecer nº 400/82 do CFE.
Para coroar o êxito da APMG, em 12 de junho de 2013, através da Lei nº 17.590, o governo do estado certificou a Academia Policial Militar do Guatupê como órgão de ensino vinculado à UNESPAR. Com este credenciamento a Academia pode ministrar cursos de graduação na categoria Tecnólogo e Bacharelado, bem como cursos de pós-graduação latu e stricto senso. Assim a Escola Superior de Polícia Militar - ESPM da Academia Policial Militar do Guatupê é vinculada academicamente à Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, constituindo-se em uma unidade especial, respeitadas as peculiaridades do ensino militar voltado às atividades de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, preservados seus princípios institucionais. Atualmente os dois curso vinculados à ESPM são o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e o Curso de Técnica de Ensino (CTE) na categoria Oficiais.
Ainda, através do credenciamento como Instituição de Ensino Superior, constituindo uma Unidade Especial da UNESPAR, a APMG desenvolverá trabalhos de pesquisa e extensão, para melhor atender à comunidade paranaense. No Guatupê a instrução é uma constante. Prova disso é que desde a inauguração da APMG, em 1971, todos os anos e de maneira ininterrupta foram formados oficiais altamente qualificados para servir o povo do Paraná.
Aliás, não apenas militares paranaenses, mas também policiais e bombeiros de outras Unidades da Federação e até mesmo de outros países, tais como Argentina, Portugal, Colômbia, Paraguai, Chile 12 e outros. Portanto, ao longo destes últimos cinquenta e três anos, e através de uma excepcional capacidade de docência voltada ao ensino e à pesquisa, a APMG tem sido responsável pela formação, habilitação, especialização, capacitação e atualização profissional, além dos estágios de policiais e bombeiros militares, visando sempre a proteção da vida e do patrimônio da sociedade paranaense.